Um espaço é um palco onde a vida acontece. Neste sentido, o design de interiores e a decoração acabam por ser um design muito cenográfico que dá vida a uma narrativa e enriquece a experiência de quem lá vive. Mais que a mera configuração do cenário trabalhamos numa dimensão tridimensional e num ambiente sensorial. As tendências estéticas moldam os painéis de inspiração e os ambientes criados.
A cor eleita para 2024 pela WGSN, uma autoridade global na previsão de tendências, é o Apricot Crush. Uma cor que nos remete para o pôr-do-sol e nos leva automaticamente para um lugar sereno, confortável e seguro. Um tom que tem a capacidade de despertar tanto estados de alma nostálgicos como estados de pura felicidade e alegria. À medida que exploramos as nuances desta cor, percebemos que, mais que estética, é uma escolha que se afirma como a promessa de bem-estar e tranquilidade de que o mundo tanto precisa.
Também a Pantone, selecionou para 2024 uma cor associada ao bem-estar que exprime uma necessidade de nutrição – a si próprio e aos outros – o PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, um tom de pêssego gracioso e aveludado com uma aura cativante que enriquece a mente, o corpo e o espírito.
Staging Factory
Mas será 2024 um ano assim tão cândido, simples e depurado marcado por uma paleta de cores de tons aveludados como o pêssego? Na verdade, prevê-se que 2024 seja um ano “Bold”, rico e complexo em todas as suas dimensões. Um ano de contrastes, de oposições, de fusão e inovação. O ano em que veremos, cada vez mais, a perfeita fusão entre a natureza e a sustentabilidade com a vanguarda da tecnologia e inteligência artificial. Um ano onde a ficção científica se assume cada vez mais como a realidade.
Indústria, designers e clientes alinham-se na procura de soluções e refúgios onde se encontre o melhor dos dois mundos: o melhor e mais alto conforto, a funcionalidade e a conveniência com o que de melhor a natureza tem, a vida, a naturalidade, a singularidade das formas e a sustentabilidade dos materiais.
2024 será assim marcado pela conjugação da inovação tecnológica com a preservação do ambiente e por uma paleta de cores, formas e materiais alargada e ousada que vai originar ambientes complexos, dinâmicos e visualmente atraentes.
A complementaridade entre natureza, tecnologia e estética é o ideal de bem-estar que se pretende. As tendências de design que se anunciam apontam para a procura de um maior equilíbrio entre sustentabilidade, funcionalidade, estética, expressão pessoal e influências culturais.
2024 pede uma mistura entre o conforto do passado e a inspiração do futuro, entre nostalgia e utopia. Uma fusão das vibrações retro dos anos setenta com elementos futuristas que cria um estilo interior completamente novo – o Retro-Futurismo.
Um ano de fusão que dará origem a novos conceitos, novos materiais, novas texturas e novas formas e ambientes inovadores.
@ARCHIPRODUCTS
Minimaluxe é um termo que alia a preferência por ambientes depurados e organizados, com o luxo das peças icónicas, de alta qualidade e valor. Na base, temos o minimalismo, com a sua simplicidade e funcionalidade, acrescido de uma valorização estética, da expressão pessoal e cultural que pede peças mais icónicas, padrões e cores mais ousadas e combinações de estilos que resultam em espaços visualmente ricos e expressivos.
@ARCHIPRODUCTS
A consciência ambiental continuará a moldar os projetos de design. Designers e clientes procuram materiais ecológicos, soluções duradouras e sustentáveis e a eficiência energética, o que reflete as preocupações ambientais e económicas e a redução do impacto ambiental e do desperdício.
O design biófilo, que se concentra em incorporar elementos da natureza, como a luz natural, a madeira, pedra e plantas, promove uma conexão mais profunda com a natureza, promovendo o bem-estar e uma sensação de calma.
@ Casa da Pedra/ Arquiteto_Gonçalo Teixeira
Formas fluidas transmitem uma aparência futurista, ao mesmo tempo que criam uma estética inspirada na natureza. Formas arredondadas, suaves e delicadas, sofás modulares, móveis em formato de seixos, materiais feitos com conchas, lembram estéticas futuristas, mas com texturas que tornam o design mais tátil e aconchegante e dão profundidade e caráter aos ambientes.
Num ano de fusão, detalhes metálicos e brilhantes irão criar contrastes muito interessantes com as matérias brutas, acrescentando um toque futurista à decoração de interiores. Pormenores metálicos como cromados, prata, aço juntamente com acabamentos macios e quentes, criam efeitos visuais interessantes.
@Nordroom
A iluminação é mais do que nunca um elemento-chave na decoração, assumindo novas formas esculturais e elegantes. Inspiradas em órbitas, formas místicas, formas naturais – a iluminação cria efeitos sensoriais surpreendentes nas paredes e tetos.
O que é mais pessoal do que projetar a sua própria casa? Em 2024, talvez a maior tendência de design seja o foco na individualidade. A estética individualizada será valorizada e a indústria responde com diversas opções de personalização, permitindo aos clientes a escolha de tecidos, cores, acabamentos e configurações.
A procura por móveis e peças únicas aumenta assim como por peças vintage ou peças artesanais. Cada espaço será um reflexo da individualidade resultando em interiores verdadeiramente únicos, ecléticos e que refletem autenticidade.
@Komut.Studio
Influenciado pelo impacto de “The White Lotus” e pelo design italiano, 2024 testemunhará o regresso dos detalhes clássicos, tapeçarias, mármore trabalhado e trabalhos em gesso. Uma fusão de elementos contemporâneos e tradicionais irá definir os novos ambientes.
Materiais luxuosos como latão, veludo e mármore combinados com padrões geométricos e cores ousadas criam uma sensação de glamour e sofisticação. Exemplo disso é o ressurgimento do revestimento de paredes com papéis e tecidos arrojados e vibrantes que adicionam o fator “Uau” e o toque de sofisticação instantâneo a qualquer espaço.
A preferência por ambientes familiares que evocam as memórias e experiências de viagens impulsiona a procura por detalhes artesanais e elementos decorativos feitos à mão. A aposta em pormenores decorativos artesanais traduz a procura pela autenticidade dá origem a ambientes mais personalizados e repletos de significado.
@Noma Editions
A aposta na integração da tecnologia no design e no fabrico de mobiliário é outra das grandes tendências. Mobiliário fabricado com recurso a matéria reciclada, integração de carregadores sem fios nas peças ou a tecnologia de impressão 3D permite uma maior precisão e exatidão no fabrico e uma maior conveniência na utilização, reduzindo ainda o desperdício e aumentando a eficiência.
Resumindo, a indústria em 2024 será caracterizada por um compromisso com a sustentabilidade, designs adaptáveis, integração tecnológica, soluções focadas no conforto, opções personalizadas e influências culturais.
Mais do que um simples convite para decorar, as tendências reiteram o poder transformador do design, capacitando-nos a criar lares que não apenas nos abrigam, mas também nos inspiram.
O palco está montado para um ano onde cada tom ressoará como uma nota na sinfonia para inspirar a vida quotidiana, e cada detalhe será uma lembrança tangível de que o espaço é um ambiente moldado pelas nossas atitudes, escolhas e criatividade.
@Tosco Studio/ @Ecobirdy_Moore
Artigo publicado originalmente em Casa Yes
Autoria: Catarina Diniz – Head of Business & Strategy da Staging Factory