Ao mobiliar e decorar um alojamento local é importante encontrar o equilíbrio entre estilo e atratividade. Quanto mais específico e marcante for o estilo de decoração, menos pessoas se sentirão atraídas pelo espaço. Portanto, é recomendável optar por uma decoração neutra e versátil, que agrade a um público amplo e possua uma vida útil mais longa.
Investir no ambiente perfeito é o segredo para transformar um apartamento comum num pequeno oásis de férias, que proporcione descanso e bem-estar aos hóspedes. As casas de férias devem ajudar os hóspedes a desligar das rotinas diárias e a desfrutarem de momentos de paz e tranquilidade. É importante priorizar a simplicidade, versatilidade, funcionalidade e a facilidade de manutenção do espaço.
Opte por mobiliário simples, elegante e prático, como móveis leves de linhas simples, fáceis de manter e limpar. As cores claras ajudam a criar ambientes mais frescos e agradáveis, além de otimizarem a perceção visual do espaço. Lembre-se de que menos é mais: evite sobrecarregar o ambiente com excesso de móveis ou objetos decorativos.
Por outro lado, adicionar algumas peças distintas que deem um toque especial e exótico ao ambiente pode contribuir para criar uma atmosfera diferenciadora, relaxante e convidativa.
Imagem de Staging Factory
A primeira impressão é que conta, portanto, é fundamental investir na apresentação e decoração da sua casa. Uma casa bem mobiliada, com uma boa organização do espaço e um ambiente atrativo, funcional e esteticamente equilibrado atrai mais a atenção dos potenciais hóspedes. Escolher as peças de mobiliário certas, com as medidas adequadas e saber combiná-las com texturas e cores que criem um ambiente agradável, é o segredo para criar o quadro perfeito para conquistar os hóspedes dispostos a pagar um valor por noite mais elevado.
Lembre-se de que a maioria dos turistas prefere casas minimalistas e práticas, bonitas e confortáveis, e, acima de tudo, luminosas e limpas. Concentre-se em apresentar um ambiente acolhedor e agradável e fuja dos típicos objetos turísticos ou souvenirs que dão um ar falso ao ambiente. Ninguém quer ficar numa casa feita para turistas.
Imagem de Staging Factory
É importante impressionar os hóspedes no check-in e levá-los a pensar: “Uau, esta casa é ainda melhor do que parece nas fotografias”. As fotos de qualidade e o feedback positivo dos hóspedes são os principais fatores-chave na escolha de um alojamento. Criar um momento “uau” na chegada é meio caminho andado para obter os bons comentários essenciais para maximizar o seu rendimento
Imagem de Staging Factory
A funcionalidade é essencial numa casa de férias. Ninguém deseja passar férias num espaço com má circulação, com móveis a bloquear portas ou janelas ou mobiliário desconfortável. Por outro lado, é muito valorizado a casa estar bem equipada para que os hóspedes não sintam, por exemplo, falta de utensílios de cozinha.
Certifique-se por isso de que a casa está limpa e bem equipada, incluindo toalhas de qualidade, roupas de cama confortáveis e um bom sistema de som. Não se esqueça que ter um Wi-Fi rápido é um requisito essencial e que extras como ar condicionado, jogos, livros, filmes e informações turísticas são bastante valorizados. Os hóspedes apreciam espaços práticos, bonitos, bem cuidados e com todas as comodidades necessárias.
Crie um “gancho” que chame a atenção: Destaque algo único no seu alojamento, como uma peça de mobiliário, um acessório incomum ou uma vista deslumbrante, para captar a atenção imediata dos potenciais hóspedes.
Mostre como os hóspedes podem aproveitar ao máximo o espaço: Crie cenários que mostrem diferentes experiências ou ambientes. Isso ajuda a estimular a imaginação e sugere possíveis vivências.
Aposte numa decoração com alguma personalidade: Evite o excesso de objetos pessoais ou turísticos. Em vez disso, procure criar um ambiente com personalidade própria, diferenciando-se de casas típicas ou decoradas com artigos genéricos.
Dê atenção especial à cozinha e casas de banho: Invista em casas de banho impecavelmente limpas, funcionais e que transmitam uma sensação higiene e bem-estar. As casas de banho são muito valorizadas pelos os hóspedes.
Artigo publicado originalmente em Casa Yes
Autoria: Catarina Diniz – Head of Business & Strategy da Staging Factory