“Tiny Houses”: as melhores dicas de decoração para casas pequenas

Mais que uma escolha, as “tiny houses” são hoje uma tendência crescente devido à escassez de oferta no mercado imobiliário. Nos últimos anos, assistimos à transformação e reconversão de sótãos, espaços comerciais e garagens em espaços de habitação por uma questão de necessidade.

Locais que outrora não tinham nem dimensão nem condições de habitabilidade são hoje espaços que proporcionam um estilo de vida minimalista e económico e a prova da eficiência espacial que se ganha ao trabalhar com designers de interiores. Algumas adaptações necessárias implicam ainda a inclusão de cozinhas, casas de banho e áreas de arrumação extra.

Além disso, há o desafio de criar ambientes multifuncionais em espaços compactos. No entanto, com algumas dicas, é possível criar verdadeiros “pied-à-terre” confortáveis e práticos:

1. Cozinha compacta e eficiente

Projetar uma cozinha pequena pode ser desafiador, mas com a disposição certa de armários e eletrodomésticos, é possível criar um espaço eficiente. Use prateleiras abertas para armazenar utensílios de cozinha e opte por eletrodomésticos menores e multifuncionais.

Staging Factory

2. Áreas e móveis multifuncionais

Opte por móveis com mais que uma função, como sofás-camas, mesas e cadeiras dobráveis ou banquetas e camas com arrumação embutida. Isso economiza espaço e aumenta a funcionalidade. Considere ainda espaços que possam servir mais que uma função como por exemplo um espaço de trabalho que possa ser utilizado como apoio para refeições.

Espelhos ajudam a refletir a luz e ampliam o espaço visualmente.

3. Paleta de cores claras

Use cores claras nas paredes, tetos e móveis para criar uma sensação de amplitude e luminosidade. Tons neutros e pastéis são ideais, evitando cores berrantes.

Staging Factory

4. Espelhos estratégicos

Espelhos ajudam a refletir a luz e ampliam o espaço visualmente. Coloque-os em pontos estratégicos, como na entrada ou na sala de estar.

5. Armazenamento oculto e vertical

Procure maneiras de esconder o armazenamento, como gavetas sob escadas ou nichos embutidos nas paredes. Isso mantém o ambiente organizado e esteticamente agradável. Prateleiras altas, armários suspensos e cabides podem ser úteis para manter o espaço organizado e arrumado.

6. Camas suspensas ou mezzanino

Camas suspensas ou um mezzanino podem libertar espaço no chão para outras atividades, como uma área de estar ou um espaço de trabalho.

7. Portas de correr

Substitua portas tradicionais por portas de correr para economizar espaço. São especialmente úteis em áreas de passagem estreitas.

Staging Factory

8. Iluminação inteligente

Use iluminação natural sempre que possível. Janelas grandes ou clarabó-ias ajudam a iluminar o espaço. Para iluminação artificial, considere luzes embutidas ou fitas de LED para uma aparência limpa e moderna.

9. Móveis proporcionais

Escolha móveis que sejam proporcionais ao tamanho do espaço. Evite peças grandes e volumosas que podem sobrecarregar o ambiente.

10. Divisórias móveis

Divisórias móveis, como biombos ou cortinas, podem ser usadas para criar privacidade quando necessário, sem ocupar muito espaço.

Staging Factory

11. Plantas e decoração minimalista

Adicione plantas para trazer um toque de natureza ao espaço. Mantenha a decoração coerente e minimalista em toda a casa para criar uma sensação de harmonia, organização e coesão. Um estilo moderno ou escandinavo pode funcionar bem devido à sua ênfase na simplicidade e funcionalidade.

12. Espaço exterior

Aproveite ao máximo o espaço exterior como as janelas ou as varandas para trazer a natureza para dentro, proporcionando uma maior amplitude e uma sensação de abertura e conexão com o ambiente externo.

Staging Factory

Artigo publicado originalmente em Casa Yes

Autoria: Catarina Diniz – Head of Business & Strategy da Staging Factory

© Stanging Factory Blog