Case Study

Criamos Espaços

Olivier Apartments Rua Augusta

Segmento | Alojamento temporário

Investimento | Standard

Ambiente | Eclético

Cliente: Olivier Apartments

Área & Tipologia: 65m2 / Apartamento t1+1

Ano: 2012

Antes

Tx. Ocupação 60%
Valor diário 50€

Depois

Tx. Ocupação 80%-85%
Valor diário 80€

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O Espaço

Estávamos em 2012, nos primórdios do Alojamento Local, quando o Olivier, primeiro cliente da Staging Factory nos abordou a propósito de um T2 na Rua Augusta, em pleno coração da elegante baixa lisboeta. O apartamento tinha uma taxa de ocupação razoável para as características do espaço (era esconso, com um pé direito muito baixo e bastante escuro) mas o Olivier acreditou que se poderia melhorar, uma vez que sentia que o espaço estava pouco confortável e pouco convidativo.

O Desafio

O espaço tinha potencial mas pouca luz natural; o ambiente era pesado, pouco confortável, nada acolhedor e estava bastante desactualizado face às necessidades e expectativas dos viajantes. Era muito escuro, em parte devido às cores e materiais utilizados na decoração. A sala não convidava a estar, tinha um canapé muito pouco confortável e os quartos não inspiravam o descanso que um apartamento de férias deve sugerir. De forma geral, o espaço precisava de se tornar mais acolhedor, mais confortável e mais sedutor para proporcionar uma melhor experiência aos hóspedes e obter melhores taxas de ocupação e um rendimento superior.

O Trabalho

O projeto passou por algumas das fases do método Staging Factory, iniciando-se com a Consultoria, onde foram definidas as condições e objetivos. Após o levantamento das necessidades e potencialidades do espaço, seguiu-se a fase da Criatividade, onde foi desenvolvida uma solução integrada que foi acompanhada durante toda a fase de Intervenção.

O objectivo principal era tornar o espaço mais leve e luminoso. Definiram-se como pontos essenciais a pintura total do apartamento incluindo todas as madeiras em tons branco e a troca do canapé da sala de estar por um sofá confortável para sentar e mais claro. Daí avançou-se para os quartos cujo objectivo era reduzir o ruído visual da decoração, apostando numa paleta cromática mais suave e em materiais mais leves e sofisticados. Com a alteração da paleta de cores e pequenos toques na decoração, o ambiente ficou mais leve, mais jovem, mais confortável e mais atractivo. A predominância do branco amplificou a percepção visual do espaço ao aumentar as superfícies reflectoras de luz tornando-o mais acolhedor e intimista. A fase final foi o light design, com diferentes soluções de temperatura de luz para as várias divisões do espaço.

O Valor

O apartamento T2 do Olivier foi dos primeiros projetos de Home Staging, onde houve uma intervenção cirúrgica devido a grandes limitações de orçamento. No entanto, os resultados excederam largamente as expetativas de resultados. Após 3 semanas de trabalho e um orçamento de 3000€, o apartamento atingiu todo o seu potencial conseguindo-se aumentar a taxa de ocupação de cerca de 60% para valores entre os 80% e os 85%, o valor da diária de 50€ para 80€ e a taxa de reconversão de pedidos em reservas efetivas de 10% para 50%.

Após 3 anos no ramo do aluguer de apartamentos por temporada, comecei a sentir a saturação no mercado e procurei uma forma de diferenciar os meus apartamentos, atingindo um segmento mais exclusivo. Apostei na Staging Factory para este reposicionamento e o efeito foi imediato: aumento da taxa de ocupação, aumento no valor de renda praticado e inquilinos entusiasmados pelo encanto do apartamento! A partir daí, a Staging Factory não se limitou a ser a equipa que me redecorava os apartamentos e passou a ser a minha parceira de reformulação do meu negócio e dos meus actuais e próximos investimentos. Os meus apartamentos têm sido premiados por sites de viagens ingleses e alemães, canais de televisão franceses, tudo alavancado pelo óptimo trabalho da Staging Factory… parabéns!

Um factor muito importante e que melhorou imenso foi a relação entre os pedidos de informação e as reservas. Antes da remodelação era preciso 10 pedidos para ter uma reserva. Após a remodelação por cada 10 pedidos tenho 5 reservas!

Olivier C., Janeiro 2013

A processar...