Príncipe

Tipologia

T0 10m2

Segmento

Alojamento temporário

Ambiente

Contemporâneo

 

O Espaço

É essencial medir tudo muito bem, pois na maioria das vezes as plantas não correspondem à realidade. Em prédios antigos e pequenos, a chance de haver uma parede à esquadria é quase nula. Paralelamente há que verificar localização de vigas e pilares, canalizações, sistema elétrico e pontos de ventilação.

O Desafio

Embora à primeira vista possa não parecer, projetar uma casa de 10m² é um desafio muito mais complexo do que desenhar um T1 ou T2 convencional. É como se costuma dizer: querer meter o Rossio na Betesga”. No início, parece impossível encaixar tudo. Depois, aos poucos, com muitos olhares, inputs, rabiscos e discussões, encontra-se a fórmula mágica onde tudo se encaixa perfeitamente.

O Trabalho

Dada a dimensão limitada do estúdio, a maior prioridade passa por otimizar a sua funcionalidade e versatilidade. O espaço deve ser totalmente redesenhado, integrando de forma eficiente, funcional e confortável todos os elementos, incluindo o mezanino e as escadas, maximizando o uso do espaço vertical. É importante integrar as soluções de armazenamento com o design, garantindo praticidade sem comprometer a estética.

O Valor

Desenhar um espaço micro implica um design de interiores muito bem pensado e executado. Um design que ao contrário do que se pensa implica muitas horas de projeto e pesquisa de soluções. Inspirando-se no design de barcos e utilizando soluções multifuncionais, de armazenamento inteligente e iluminação eficiente, é possível criar espaços compactos que são confortáveis, funcionais e esteticamente agradáveis. Com atenção aos detalhes e uma abordagem criativa, qualquer espaço ultra-compacto pode tornar-se um pequeno refúgio onde tudo está à mão.

A processar...